Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Projecto Missão Construir


Designação:

Projeto: Missão Construir: Sistemas de Conhecimento para Internacionalizar a Fileira da Construção


Inicio:

Abril de 2011

Encerramento:

Março de 2013


1. Projeto Missão Construir


A. Enquadramento

O Projeto Missão Construir: Sistemas de Conhecimento para Internacionalizar a Fileira da Construção está enquadrado no Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, SIAC, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Considerando a Fileira da Construção Civil e Obras Públicas para o conjunto da economia portuguesa e o respetivo contributo para a economia da Região, pretende-se com o presente projeto dotar as empresas destes setores e subsetores de atividade de informação, conhecimento e ferramentas capazes de as ajudarem a consolidar o seu posicionamento competitivo nos mercados internacionais.

Este projeto surge na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Minho Internacional - Cooperar para Internacionalizar na Fileira da Construção, cujas atividades e resultados justificam uma abordagem de continuidade, numa lógica de reforço e consolidação dos mesmos.


B. Público-alvo

Tecido Empresarial


C. Objetivos

Consideram-se como objetivos estratégicos do presente projeto:

1) Disponibilizar às empresas da Fileira da Construção e Obras Públicas informações críticas sobre os 3 mercados – alvo definidos, partilhando a respetiva metodologia de análise, para sustentar as decisões e estratégias de entrada nestes mercados;

2) Disponibilizar às referidas empresas indicadores e rácios de desempenho para permitir a vigilância do desempenho concorrencial das Fileiras da Construção de Obras Publicas, através de um benchmark sustentado ao nível da UE27.


D. Atividades

FASE I – Informação de Gestão Orientada para PME

Desenvolvimento de um Modelo de Análise e Caracterização de Mercados Internacionais Alvo p/ suportar Estratégias e Planos de Entrada

Criação de um modelo de análise e caracterização pormenorizada de potenciais mercados internacionais, que identifique de forma estruturada e coerente todas as fontes de informação disponíveis para a recolha de dados verdadeiramente relevantes, bem como a forma de extrair essa mesma informação.

Desenvolvimento de uma Ferramenta para Tratamento e Produção de Resultados segundo o Modelo de Análise desenvolvido no âmbito da atividade 2

Após o desenvolvimento do Modelo de Análise e Caracterização de Mercados Internacionais, pretende-se desenvolver uma ferramenta informática que permita a aplicação do referido modelo, ou seja, uma ferramenta de extração e tratamento de dados a partir das várias origens identificadas no modelo, através de bases de dados criadas para os respetivos armazenamentos. Será ainda desenvolvido um modelo suporte de produção de resultados através de vários outputs pré-definidos, que serão usados posteriormente no processo de decisão.

Produção e Publicação Digital das Radiografias dos 3 Mercados Alvo

Após a aplicação do modelo desenvolvido, produção de um documento com uma caracterização por mercado alvo “Radiografia”, com as seguintes características:

- Identificar e caracterizar os actores chave de cada mercado para a Fileira da Construção e Obras Públicas: clientes potenciais, concorrentes locais e internacionais, instituições, potenciais parceiros e fornecedores;

- Segmentar as actividades da Construção e Obras Públicas em cada mercado alvo;

- Caracterizar e analisar, em cada mercado, a envolvente local e os seus impactos sobre as actividades da Construção e Obras Públicas, nomeadamente e sempre numa perspectiva de comparação com a realidade vivida pelas empresas em Portugal.

Apresentação dos Resultados e do Modelo de Análise e Caracterização dos Mercados

Sensibilização e continua difusão e disseminação dos resultados, através de um trabalho em rede envolvendo outras Associações empresarias, criando assim um efeito de disseminação exponencial que permitirá chegar a praticamente todas as empresas da Fileira da construção da Região Norte e Centro.

Neste sentido, pretende-se desenvolver parceria com pelo menos uma Associação Empresarial em cada um dos Distritos da Região Norte e Centro para a disseminação dos resultados das atividades 2 e 3, através de workshops formativos; Newsletter e Seminário de Apresentação de Resultados.


FASE II – Observação e Vigilância

Desenvolvimento de dados para a Monitorização de Indicadores Benchmark da Competitividade da Fileira da Construção

Criação de um modelo de recolha e tratamento de dados que permita desenvolver um trabalho de benchmark da competitividade da fileira da construção e obras públicas, de modo a que as empresas dos setor possam ter uma clara noção do seu posicionamento competitivo face aos seu principais concorrentes da UE 27, comparando os seus desempenhos com o universo concorrencial europeu através de indicadores, rácios e tendências de mapas e gráficos e suportar as suas decisões estratégicas com base nesses conhecimentos. O modelo a desenvolver deverá permitir criar as condições para que o exercício de benchmark possa ser repetido e replicado anualmente, criando assim um mecanismo de observação e vigilância sobre a Fileira da Construção e Obras Públicas, suscetível de monitorizar todos os anos o seu posicionamento face aos concorrentes na UE 27.

Desenvolvimento de uma Ferramenta para aplicação do Modelo de Benchmark da Competitividade da Fileira da Construção desenvolvido no âmbito da atividade 2

No seguimento da atividade 6, pretende-se com a presente desenvolver uma Ferramenta Informática que permita a aplicação prática do Modelo desenvolvido e que perdurará no pós-projecto. Esta ferramenta será de crucial importância, atendendo a que permitirá fazer o tratamento, de forma automática, de milhares de variáveis identificadas pelo modelo desenhado, simplificando assim, a estruturação de informação e possibilitando a replicação do exercício de análise sempre que necessário e justificável.

Aplicação do Modelo de Monitorização de Benchmark da Competitividade da Fileira da Construção

Produção e Publicação digital de um “Mapa de Bordo de Excelência” de Benchmark baseado nos melhores desempenhos observados ao nível dos 27 países da UE para os Indicadores e Rácios de Desempenho selecionados.

Apresentação dos Resultados do Modelo de Análise de Benchmark da Competitividade da Fileira da Construção

Sensibilização e continua difusão e disseminação dos resultados, através de um trabalho em rede envolvendo outras Associações empresarias, criando assim um efeito de disseminação exponencial que permitirá chegar a praticamente todas as empresas da Fileira da construção da Região Norte e Centro.

Neste sentido, pretende-se desenvolver parceria com pelo menos uma Associação Empresarial em cada um dos Distritos da Região Norte e Centro para a disseminação dos resultados da atividade 8, através de workshops formativos; Newsletter e Seminário de Apresentação de Resultados.


2. SITE DO PROJETO

Poderá consultar toda a informação do Projeto Missão Construir: Sistemas do Conhecimento para Internacionalizar a Fileira da Construção

http://missaoconstruir.aiminho.info/

 

 

3. LINKS

 

http://www.qren.pt/
http://www.pofc.qren.pt/


4. CONTACTOS

Missão Construir: Sistemas de Conhecimento para Internacionalizar a Fileira da Construção
Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 45 – Ap. 99
4711-954 Braga
Telf. 253 202 500
Fax. 253 276 601


Voltar

agenda


sugestoes


montra de associados