Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores 2014
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Projecto Ousar 2


Designação:

Projeto OUSAR - Um Desafio aos Empreendedores e à Sociedade

 

Área:

Empreendedorismo

 

Início:

Maio de 2011

 

Encerramento:

Outubro de 2012

 

Programa:


a) Enquadramento

O projeto OUSAR está enquadrado no Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas, SIAC, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O Empreendedorismo e a Inovação operam uma revolução na nossa sociedade participando, desta forma, na construção de Regiões mais qualificadas, cumprindo o papel tão necessário de incentivadores e dinamizadores da economia. Pretende-se no decorrer do projeto OUSAR criar ferramentas que permitam a criação de sinergias, facilitando o aparecimento de novos empreendedores e projetos/empresas de caráter inovador, para que a aposta no Empreendedorismo e na Inovação nas suas várias vertentes, contribua para a competitividade das regiões.

O projeto OUSAR visa promover o Empreendedorismo e Espírito Empresarial, sendo uma intervenção aglutinadora que pretende reunir esforços na Região Norte e Centro do país, com vista o seu crescimento, contribuindo, desta forma, para a consolidação de novas empresas e implementação de uma cultura inovadora.

 

b) Público-alvo

Empresas e público em geral a trabalhar ou interessados pelas áreas das TICE's, Biotecnologia, Saúde e Bem-estar e Energia, bem como todos os outros setores da atividade empresarial.

 

c) Objetivos

O projeto OUSAR tem como suporte os seguintes objetivos na área específica de intervenção de Empreendedorismo e Espírito Empresarial:

- Intensificar a aproximação com Universidades e outros Estabelecimentos de Ensino Superior;
- Contribuir para o desenvolvimento das competências empreendedoras dos jovens empreendedores;
- Apoiar a sistematização de ideias/projetos empresariais em setores de alto valor acrescentado;
- Mobilizar os jovens para a vida económica ativa, promovendo o autoemprego;
- Promover o Empreendedorismo jovem e qualificado como instrumento inovador e regenerador de tecidos económicos sectoriais e regionais;
- Potenciar, por parte dos jovens, o desenvolvimento de negócios em setores de maior valor
acrescentado;
- Conferir visibilidade e notoriedade às empresas criadas, premiando os melhores desempenhos;
- Criar um ambiente favorável ao sucesso de novas iniciativas empresariais, seja na fase do projeto, criação da empresa ou primeiros meses de atividade;
- Promover a cooperação e o trabalho em rede no apoio aos empreendedores.

 

d) Atividades

Atividade 1 – Prémio OUSAR Criar a Minha Empresa – do Desafio à Criação da Empresa

Tem como objetivo a promoção do Empreendedorismo junto de públicos jovens e, preferencialmente, nos setores de atividade das TICE's, Biotecnologia, Saúde e Bem-estar, Energia e Indústrias Criativas, será organizado e realizado um Prémio de Empreendedorismo. Pretende-se assim, despertar a capacidade de iniciativa e criatividade dos potenciais empreendedores, assim como desenvolver competências empreendedoras e cimentar ideias de negócio.

 

Atividade 2 – Rede de Apoio ao Empreendedorismo – Acolher, Informar, Apoiar

Serve de complemento à atividade anterior, tendo em vista a criação de um ambiente favorável ao surgimento de novas empresas de sucesso. Assim, serão identificadas e apresentadas a todos os participantes no Prémio "Desafio OUSAR", instituições de suporte ao empreendedorismo. Estas instituições deverão ter atividade no espaço geográfico do presente projeto e ter uma das seguintes missões: apoio ao financiamento de novos projetos empresariais; apoio ao arranque e à Gestão de novas empresas; apoio à Inovação e à Incubação; apoio à atividade empresarial; apoio à formação avançada e de pós-graduação; apoio à disseminação de oportunidades de negócio, nacionais e internacionais.

 

Atividade 3 –Clube de Mentores OUSAR

Prevê a criação e dinamização de um clube de mentores que, com a sua experiência, conhecimento e rede de contactos, possa dar apoio efetivo aos 10 empreendedores selecionados no âmbito do Desafio OUSAR.
O objetivo é que seja encontrado, dentro do Clube de Mentores, um profissional – com experiência comprovada na área empresarial – por cada um dos projetos a apoiar. O mentor deverá significar uma espécie de “padrinho” do empreendedor ou da ideia candidatada, sendo que será importante que a sua experiência esteja direta ou indiretamente relacionada com a área de negócio e/ou perfil do empreendedor apadrinhado.

 

Atividade 4 – Gabinete OUSAR Apoiar o Empreendedor

Criação do Gabinete OUSAR que será responsável pela execução do projeto aqui candidatado, bem como por todos os contactos a efetuar no âmbito das atividades previstas e de relacionamento com os empreendedores, Rede Ousar o Empreendedorismo e Clube de Mentores.

 

Publicações

Publicações desenvolvidas no âmbito das atividades do programa (de momento ainda não temos nenhuma publicação para disponibilizar)

 

Links

www.ousar.pt
www.qren.pt
www.pofc.qren.pt/PresentationLayer/homepage.aspx

 

Contactos

Gabinete OUSAR Apoiar o Empreendedor
Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 45 – Ap. 99
4711-954 Braga
Telf. 253 202 500
Fax. 253 276 601
ousar@aiminho.pt
www.ousar.pt


Voltar

agenda


sugestoes


montra de associados