Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores 2014
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Projecto Empreende+ no Feminino


Designação:

Empreende+ no Feminino

 

Área:

Empreendedorismo

 

Programa/Medida de Apoio:

POPH/7.6.

 

Descrição:

Projecto destinado a apoiar o a criação de empresas e do próprio emprego por mulheres empreendedoras desempregadas, com habilitações mínimas ao nível do 9º ano.

 

Objectivos:

1. Incentivar a mobilização das mulheres para a vida económica activa, promovendo o auto-emprego;
2. Potenciar e explorar o espírito e as competências empresariais das mulheres desenvolvidas durante a fase da formação (1ª Fase do projecto);
3. Apoiar o planeamento do negócio e a definição de estratégias e acções empresariais (apoio de consultoria especializada na elaboração do Plano de Negócios);
4. Apoiar a clarificação das ideias e modelos de negócio nas diferentes vertentes empresariais: ambiental, igualdade de género, licenciamento das actividades, etc. (apoio de consultoria especializada na elaboração do Plano de Negócios);
5. Analisar a viabilidade económica e financeira das novas empresas (apoio de consultoria especializada na elaboração do Plano de Negócios);
6. Orientar e acompanhar as mulheres em todos os trâmites da criação de empresas (apoio jurídico);
7. Acompanhar e apoiar os primeiros tempos de vida das novas empresas (apoio de consultoria especializada na consolidação de empresas e rede inter-empresas);
8. Prover os recursos financeiros necessários ao arranque dos negócios (apoio financeiro ao arranque);
9. Promover o intercâmbio de experiências entre mulheres empresárias de empresas já existentes e as futuras empresárias (rede inter-empresas);
10. Apoiar o desenvolvimento de práticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, nomeadamente, mediante o intercâmbio de experiências com mulheres empresárias (rede inter-empresas);
11. Facilitar o acesso à informação e promover a divulgação das empresas (rede inter-empresas);


Novas Empresas e Empreendedoras:


Mónica Domingues

A primeira empresa a nascer deste projecto foi a da empreendedora Mónica Domingues. A ideia do seu negócio baseia-se na combinação de dois conceitos: a arte floral e os serviços de massagens. O comércio de flores, arranjos florais, lembranças e decoração de espaços constituirá a actividade principal da empresa. Já a prestação do serviço de massagens relaxantes, constitui um complemento da actividade principal. O projecto de negócio da Mónica distingue-se, assim, pela originalidade do conceito que associa dois mundos distintos num só.

Contacto: 936497809


Eugénia Afonso

A segunda empresa criada foi a da empreendedora Eugénia Afonso e dedica-se à confecção e venda de sobremesas, essencialmente a restaurantes e outros estabelecimentos do sector da restauração. A aposta irá para o fabrico e elaboração de sobremesas originais, diferentes das normalmente existentes nos cafés e pastelarias. Este negócio não pretende substituir de uma forma radical o fornecedor de pastelaria variada, mas sim proporcionar alternativas de consumo, apostando no fabrico de produtos complementares.

Contacto: 936134407


Susana Rocha

Já a empreendedora Susana Rocha optou por apostar num negócio de comercialização de acessórios de moda, nomeadamente artigos de bijutaria e acessórios e marroquinaria. A empresa conta com uma loja aberta ao público na Rua de S. Vicente, em Braga. A ideia foi colocar à disposição do cliente objectos de bijutaria e acessórios de moda diferentes e exclusivos, desenhados e criados pela empresária, bem como gamas distintas de produtos directamente relacionados com a estação do ano em causa.

Contacto: Suri Acessórios - Rua S. Vicente nº 19, Braga - 969451850


Rosa Rodrigues

A última das empresas criadas, até ao momento, dedica-se à prestação de serviços de formação na área da informática e higiene e segurança no trabalho, assim como à assistência técnica informática, fundamentalmente na reparação e na manutenção rápida de computadores, privilegiando uma resposta rápida, eficiente, eficaz e profissional, garantindo a rapidez de serviço e a resposta adequada a cada cliente. A actuação será ser vasta e irá abarcar áreas temáticas ligadas à informática, nomeadamente, ao hardware, software, segurança e dados.

Contacto: 935340395


Márcia Freitas

A empreendedora Márcia Freitas decidiu apostar numa empresa de prestação de serviços de estética, incluindo serviços de manicure, pedicure, depilação, tratamento de corpo e de rosto, tratamento da celulite, drenagens linfáticas, maquilhagem e massagens. A sua missão é proporcionar um serviço de qualidade ligado à beleza e bem-estar, onde o cliente se sinta bem recebido e bem tratado. A empreendedora pretende ir em busca da constante inovação e permanecer na vanguarda da modernidade e qualidade dos produtos e dos seus serviços.

Contacto: Cabeleireiro Isabel Vieira - Rua Coronel Albino Rodrigues, nº 15, Quinta da Capela, Braga - 932939877


Célia Carvalho

Célia Carvalho criou uma empresa criada que irá dedicar-se à venda online de acessórios de moda para o sexo masculino, nomeadamente artigos de bijutaria, botões de punho e relógios. A ideia é colocar à disposição do cliente, maioritariamente masculino, acessórios de moda diferentes e exclusivos importados, que conjugam vários materiais como a prata, direccionados para o “homem actual” que usa e gosta de se sentir na moda. A empreendedora quer apostar em seguir as novas tendências da moda e oferecer algo de novo.

Contacto: 925001320 - www.choosedna.com


Joana Constantino

Já a empresa da empreendedora Joana Constantino, a frequentar o Mestrado Integrado de Geologia - Ramo Gemologia, irá prestar serviços de consultoria na área da Gemologia a joalheiros, ourives, comerciantes de gemas, cravadores e lapidários. Esta é uma área pouco divulgada, sendo frequente o valor de uma pedra ser atribuído incorrectamente por falta de conhecimento e informação. É este trabalho delicado, de sabedoria e conhecimento, que Joana Constantino pretende exercer e colocar à disposição do mercado.

Contacto: 915301687


Teresa Pereira

A empreendedora Teresa Pereira lançou-se no mercado da estética, através da prestação deste tipo de serviços a vários gabinetes de estética, salões de cabeleireiro, health clubs e centros de massagens, entre outros, assim como da prestação destes serviços ao domicílio. Inicialmente, a Teresa irá prestar apenas os serviços de manicure, pedicure e maquilhagem, sendo que após a realização de curso na área, passará a prestar os restantes serviços de estética comodepilação, tratamento de corpo e de rosto, tratamento da celulite, drenagens linfáticas, massagens de relaxamento, massagens locais, entre outros.

Contacto: 965060427

 

Rede Inter-Empresas

 

Ainda no âmbito deste projecto, com o objectivo de promover a interacção da AIMinho com as participantes no projecto, permitindo a estas últimas beneficiarem de informação, aconselhamento e apoio adequado à criação das empresas, foi criada uma Rede Inter-Empresas.

Das acções realizadas, destaca-se o 1º Encontro Semestral, realizado em Dezembro de 2010, onde foram abordados os temas das Obrigações Legais associadas à criação de empresas e a Incubação e, no seu seguimento, foi realizada uma visita a uma incubadora da Região e a empresa gerida por uma mulher.

Destacam-se ainda dois workshops. O primeiro dedicado ao tema “Empreendedorismo e Financiamento de Projectos Inovadores”, que contou com a participação de um conjunto de entidades de referência na temática do financiamento, como a CGD, a InovCapital e a Invicta Angels. O segundo dedicado ao tema “Networking e Gestão Empreendedora - As Variáveis do Sucesso”, onde foram apresentados casos de sucesso de empreendededorismo, a saber: Cardmobili, Alert e WeAdapt.

Já em Junho de 2011, o 2º Encontro Semestral foi dedicado à temática do Marketing e da Comunicação nos pequenos negócios, tendo contado com a participação do Dr. Filipe Vale, Diretor de Comunicação da AIMinho.

Na fase final do projecto (Dezembro de 2011), houve ainda tempo para a realização do 3º e último Encontro Semestral. Este Encontro materializou mais um momento de informação e partilha de experiências por parte das Empreendedoras, que compareceram em grande número.

 


Voltar

agenda


sugestoes


montra de associados