Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

O Minho

Território


 

O Minho situa-se a Norte de Portugal, sendo delimitada, a Norte, pela fronteira com a Galiza (Espanha) e a Oeste, pelo Oceano Atlântico. Sendo constituída por 2 distritos e 24 concelhos, corresponde a cerca de 6% do Território Nacional e concentra mais de 1 milhão de habitantes.

 

Em 2011, residiam em Portugal 114 indivíduos por km2, sendo de destacar que na Região Norte do país este indicador ascendia a 173,0 km2. O Minho apresenta uma densidade populacional de 221 hab/km2, ou seja, acima da média quer nacional quer da Região Norte, sendo de realçar a persistente concentração de população no litoral do país.

 

Mais de um terço da população residente em Portugal encontra-se na Região Norte, contudo a economia desta Região apenas contribui com 28% para o PIB total. A força demográfica da Região Norte não encontra, paralelo nos níveis de desenvolvimento económico. Os mais recentes dados disponíveis mostram, aliás, que o peso relativo da economia regional, aferido pelo contributo para o PIB português, tem estagnado nos últimos anos.
O tecido produtivo da região é predominantemente do setor secundário, sendo os setores dos têxteis e confeção de vestuário juntamente com o setor alimentar e o calçado os mais relevantes. No entanto existem outras atividades com forte implementação na região, nomeadamente as atividades associadas à construção civil.

 

Apesar da predominância de atividades tradicionais intensivas em mão de obra na região, é de realçar o aumento do número de empresas intensivas em tecnologia, as quais exigem um maior nível qualificação, assentes em capital humano, inovação e conhecimento, tais como empresas de informática, eletrónica, robótica e dispositivos médicos.

agenda


sugestoes


montra de associados