Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2013-03-22 AIMinho e CEC/CCIC vão apoiar 1 400 empresas na área da Propriedade Industrial

Sensibilizar as Pequenas e Médias Empresas (PME) para a questão da Propriedade Industrial, visando a promoção da inovação e da competitividade do tecido empresarial nacional, é o objetivo do + Valor PME - Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial (PI). O projeto da AIMinho – Associação Empresarial, em parceria com o CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, prevê apoiar mais de 1 400 empresas do Norte e Centro do País.


A AIMinho e o CEC/CCIC vão apostar em novas metodologias que privilegiam os contactos de proximidade, enquanto implementam atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre a PI, reforçando o Sistema da Propriedade Industrial nacional.


O + Valor PME terá à disposição das empresas um Gabinete de Apoio Técnico e Aconselhamento que além de assessoria especializada na elaboração de estratégias em matéria de proteção das criações empresariais, dará apoio na obtenção de direitos de exclusividade, entre outros serviços.


Alargar a Rede de Apoio à Propriedade Industrial, que conta já com 21 entidades relevantes do Norte e Centro do País, é outro dos objetivos do projeto. Além disso, será criada uma plataforma colaborativa fundamental para que a AIMinho e o CEC/CCIC, em estreita colaboração com os principais atores (redes, empresários e empreendedores), possam garantir a gestão e disseminação de conhecimento e informação estratégica de suporte ao planeamento, programação, execução e avaliação de iniciativas a promover.


No âmbito do projeto + Valor PME serão ainda realizados dois estudos, um de benchmark internacional, para identificar dois países líderes no desenvolvimento de diferentes metodologias de apoio à Propriedade Industrial e outro que reúne casos de sucesso empresarial nacionais também na área da Propriedade Industrial, seja pela notoriedade da marca alcançada, pela patenteabilidade de um produto de sucesso ou pelo registo de design.


Ao longo da vigência do projeto será ainda organizado um ciclo de seminários para impulsionar, incentivar e facilitar a utilização da PI pelas empresas.


O + Valor PME – Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial constitui-se como um instrumento colocado à disposição das empresas e dos empreendedores no seu trajeto para a adoção e monitorização de processos inovadores na vertente da proteção dos direitos da PI, sendo cofinanciado pelo POFC/SIAC – Programa Operacional Factores de Competitividade/ Sistema de Apoio a Acções Colectivas.


As empresas que desejem obter mais informações sobre o + Valor PME deverão contactar a equipa do projeto da AIMinho, através do telefone 253 202 500.







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados