Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2013-03-08 Quadrilátero Empresarial quer captar investimento internacional para Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães

A AIMinho e o CITEVE estão a concluir um plano de estudos e metodologias com o objetivo de definir um modelo de intervenção concertado entre as cidades de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães que apoie a internacionalização do tecido empresarial e também a captação de investimento para a região. O “Quadrilátero Empresarial: Acolhimento e Internacionalização” insere-se no âmbito de intervenção do projeto “Quadrilátero Urbano para a competitividade, a inovação e a internacionalização”.


O projeto de Acolhimento e Internacionalização é composto por um conjunto de atividades que inclui a criação de um Centro de Acolhimento de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), destinado quer a empresas existentes quer a novos negócios, com uma forte componente tecnológica associada.


A infraestrutura terá como objetivo não só apoiar as empresas incubadas na sua ligação com centros de I&D da região, como o CITEVE, a Universidade do Minho, a Universidade Lusíada e o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), mas também reforçar as sinergias e a lógica de cluster, através da criação de economias de proximidade e difusão do conhecimento. Outro dos grandes objetivos é apoiar a criação de Emprego Qualificado e de negócios de caraterísticas inovadoras com impacto no rejuvenescimento, modernização e competitividade do tecido económico da região.


No âmbito da operação “Quadrilátero Empresarial” está também a ser realizado o levantamento e inventariação da oferta de espaços de acolhimento empresarial na região, bem como de práticas de benchmarking a nível nacional e internacional sobre modelos de estruturação e de governação regional, através da elaboração de vários estudos de caso exemplares.


Avaliar as possibilidades de estruturação organizada e de requalificação da oferta atual e futura dos espaços de acolhimento empresarial nos quatro municípios que integram o Quadrilátero Urbano é outro dos objetivos do projeto de Acolhimento e Internacionalização. De forma paralela, é ainda missão desta operação melhorar as capacidades de criação e desenvolvimento de um modelo comum de atuação ao nível do marketing territorial empresarial e de internacionalização da economia da região.


O “Quadrilátero Empresarial: Acolhimento e Internacionalização” é uma das operações do Quadrilátero Urbano, um projeto no âmbito da Associação de Municípios de Fins Específicos e um dos cinco projetos selecionados a nível nacional para implementar as "ações preparatórias" do programa "Política de Cidades Polis XXI", cofinanciado pela Administração Central.

 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados