Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores AIMinho
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Balcão 2020 AIMinho
Email para envio de notícias de Associados
Siga-nos no facebook

Notícias

2012-07-06 Laboratório de calibração da Balanças Marques recebe acreditação

O laboratório de metrologia CallMarques, da Balanças Marques, recebeu a acreditação para prestar o serviço de calibração de instrumentos de pesagem de funcionamento não automático até às 60 toneladas. A empresa do Grupo José Pimenta Marques, com mais de 40 anos de atividade no fabrico e comercialização de equipamentos de pesagem comercial e industrial, torna-se, assim, no único fabricante nacional e da Península Ibérica a possuir um laboratório de metrologia industrial com tal capacidade técnica.


Para Francisco Marques, CEO da Balanças Marques, “esta acreditação é o concretizar de um objetivo antigo”, pois “trata-se do fechar de um ciclo e do início de uma nova e importante atividade para a empresa e para o Grupo em que está inserida”. Francisco Marques considera que esta acreditação por parte do Instituto Português da Acreditação (IPAC) significa “o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos e reforça a diferenciação e a posição de destaque da Balanças Marques em relação aos restantes fabricantes nacionais da área da pesagem”. Acrescenta ainda que “a Balanças Marques encerra todo um ciclo de certificações e reconhecimentos que permite oferecer aos clientes desde a compra do Instrumento, a sua Verificação CE, o serviço de manutenção e agora também a Calibração do instrumento de pesagem”.


“O processo de acreditação foi um processo longo e complexo, que teve início em 2009”, refere Nadir Baptista, que tem a seu cargo a direção técnica do laboratório CallMarques, considerando que “a acreditação por parte do IPAC, além do sinal inequívoco de reconhecimento técnico e de chancela de qualidade por parte do nosso laboratório, é igualmente prova evidente da capacidade de isenção da Balanças Marques para prestar serviços de calibração numa área em que também é fabricante”. A igualmente responsável pelo Departamento de Qualidade da empresa acrescenta que “esta acreditação revela a capacidade de independência da Balanças Marques, tanto de métodos como de meios, o seu rigor e transparência, e a competência técnica indispensáveis para a metrologia industrial”.


Com o número de acreditação M0095, na área técnica da Massa (M17), segundo o referencial normativo ISO/IEC 17025, e acreditado para trabalhar nas instalações dos clientes, o laboratório CallMarques já estava certificado, desde 2002, para atuar na área da metrologia legal. De facto, a Balanças Marques, empresa Certificada ISO 9001 desde Fevereiro de 2000 pela SGS, já se havia destacado dos restantes fabricantes nacionais do sector da pesagem, por ser o primeiro a ver reconhecido o seu laboratório de Verificações Metrológicas para atuar na emissão da Declaração CE de Conformidade.


Refira-se que a calibração de instrumentos de pesagem é obrigatória, e de caráter periódico, para todas as empresas certificadas, ou em processo de certificação ISO 9001, que possuam tais equipamentos de medição.







Bookmark and Share

ver acção acção acção news Associados AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados