Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2011-11-30 AIMinho lança Sustentar 2.0

“As PME e o desafio da eficiência energética, do ambiente e da responsabilidade social” é o mote para a segunda edição do Sustentar que a AIMinho está a promover e que ermina em março de 2013. O projeto Sustentar 2.0, com um montante de investimento superior a 640 mil euros, tem como objetivo promover a sustentabilidade em três vertentes - eficiência energética, ambiente e responsabilidade social no seio empresarial. O projeto é financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade, no montante superior a 359 mil euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

O Sustentar 2.0 destina-se assim a todas as empresas e público em geral, a trabalhar ou interessados nas áreas de intervenção do programa.
A eficiência e diversificação energéticas, o ambiente e a responsabilidade social são hoje fatores de sustentabilidade empresarial. Neste sentido, o foco da AIMinho está nos fundamentos do desenvolvimento sustentável das empresas, motivando novas práticas e mais responsáveis, mas também a criação de novas oportunidades. Proporcionar o intercâmbio de ideias e de experiências e propor alternativas e ações concretas, ao nível da eficiência energética, do ambiente e da responsabilidade social, são outras das finalidades da associação empresarial.

 

Para o efeito, serão promovidas atividades nas diferentes áreas de intervenção, com o objetivo de sensibilizar as empresas para as respetivas temáticas.

 

Deste modo, ao nível da eficiência e diversificação energética, o nome da atividade é “Sustentar a Cooperação Energética Interempresarial” e tem como objetivo promover a sensibilização e a cooperação interempresarial para a eficiência e diversificação energética nas empresas. O resultado final daquela atividade é o desenvolvimento de uma plataforma informática de georreferenciação na área da energia (Plataforma de Gestão Energética Interempresarial). A plataforma terá por base a identificação de 12 parques empresariais (seis na região norte e seis no centro) e será disponibilizada no website do projeto. A ferramenta disponibiliza diversos conteúdos, nomeadamente apresentação geral das regiões, dos parques e de de mapas de energia, bem como a Rede Social Energética Interempresas.

 

A segunda atividade designa-se “Sustentar a Cooperação Ambiental Interempresarial” e visa sensibilizar as empresas para a adoção de novas práticas ambientais. Tal como na primeira atividade, também aqui será desenvolvida uma plataforma de informática, desta vez de georreferenciação ambiental.

 

Por fim, a terceira atividade – “Sustentar os Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social”, tem como finalidade sensibilizar e promover a implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social utilizando como referencial a norma SA 8000. Neste sentido, será criada uma ferramenta de diagnóstico, implementação e gestão empresarial das práticas de responsabilidade social, com particular enfoque nas que se relacionam com a igualdade de oportunidades. A utilização da ferramenta permitirá às empresas medir o grau de implementação dos requisitos da norma SA 8000, bem como prepará-las para a implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social para uma posterior certificação.

 

Mais informação em www.sustentar.aiminho.info.
 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:


  • Notícias
  • Eventos
  • Sugestões
  • Feiras
  • Conteúdos




Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados