Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores 2014
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2011-11-25 Poupança e investimento são palavras de ordem no futuro da economia portuguesa

A recuperação económica do país e a preparação do futuro têm de ter por base a poupança e o investimento. Foi este o alerta deixado pelos oradores da conferência realizada pela AIMinho e a Casa de Investimentos, no passado dia 19 de novembro, no âmbito da Enterprise Europe Network.


O primeiro passo é, para Mira Amaral, pôr as finanças públicas em ordem. Só assim é possível, para o CEO do Banco BIC e ex-ministro da Indústria, “transmitir uma imagem de confiança e credibilidade aos mercados externos”.


Luís Campos Cunha, ex-ministro das Finanças, acredita que os próximos seis meses vão ser determinantes para o futuro da economia. “O ano de 2012 será de grande austeridade e esperam-se tempos difíceis”, afirmou, no entanto antevê que a recessão possa ser um pouco menos vincada que o inicialmente previsto.


A confiança assume também um papel fundamental, para Luís Laginha de Sousa, Presidente da NYSE Euronext Lisbon, pois é imprescindível uma visão a longo prazo. A economia, defendeu, “é feita de pessoas e a capacidade de mobilizar a vontade está dentro de nós”.


António Marques, presidente da AIMinho, alertou para o desequilíbrio gerado no binómio poupança-investimento por várias políticas públicas prejudiciais às empresas. O financiamento é, na sua opinião, “um dos problemas centrais não só da região como do próprio país”.


Relativamente aos investimentos, é importante apostar sempre “em investimentos que protejam os capitais e os rentabilizem, porque um investimento que não capitaliza não traz vantagens”, alertou Emília Vieira, presidente da Casa de Investimentos.


A conferência reuniu empresários, gestores, comunidade académica, instituições e investidores, e teve como objetivo melhor preparar as empresas para planearem, decidirem e implementarem as melhores decisões para o seu negócio, através de uma consciência mais aprofundada dos riscos do Euro e da participação nacional na Zona Euro, o investimento e a poupança.
 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados