Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores AIMinho
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Balcão 2020 AIMinho
Email para envio de notícias de Associados
Siga-nos no facebook

Notícias

2011-06-01 Cooperação entre Portugal e a Galiza tem de ser reforçada

As fronteiras à livre circulação na União Europeia caíram, mas ainda há vários constrangimentos em termos de mobilidade empresarial e laboral na Euro Região Norte de Portugal-Galiza, como por exemplo a nível legal e fiscal. Foi no sentido de preparar as empresas para esta realidade que a AIMinho e o Eures realizaram um seminário no passado dia 27 de Maio.

 

A cooperação entre as duas regiões está, segundo Nuno Martins, demasiado apoiada nas políticas públicas existentes e deverá tornar-se mais autónoma e natural para assegurar maior sucesso das relações.

 

“Neste momento está a ser discutida a criação de uma macro-região do sudoeste europeu, que integra o Norte de Portugal, Galiza e Castilla y León”, realçou o director-geral. A componente macro do projecto incidirá sobre o reforço da ligação e conectividade entre as regiões, a protecção ambiental e a promoção da riqueza, os três pilares da iniciativa. Espera-se contribuir também para reforçar a cooperação inter-regional em sectores como a indústria automóvel, têxteis, madeira, alimentação e turismo e promover a mobilidade dos trabalhadores.

 

O seminário contou ainda com a presença de representantes do Eures Transfronteiriço Norte de Portugal-Galiza, da DGAE, do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, da Direcção Geral de Relações Laborais da Xunta da Galícia, e da Inspecção de Trabalho e Segurança Social de Pontevedra.

 

Os especialistas esclareceram os participantes sobre temáticas importantes como os instrumentos disponíveis à mobilidade, a Directiva Serviços, o destacamento de trabalhadores, o Registo de Empresas Acreditadas e as obrigações laborais das empresas em Espanha.







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados