Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores AIMinho
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Balcão 2020 AIMinho
Email para envio de notícias de Associados
Siga-nos no facebook

Notícias

2011-03-29 Valorização de resíduos não está a ser devidamente aproveitada pelas empresas

“É importante fomentar o empreendedorismo e os novos negócios na área dos resíduos no espaço transfronteiriço Norte de Portugal-Galiza, no entanto a transposição das directivas comunitárias para as legislações dos dois países por vezes criam entraves a este processo, como é o caso de relevo dos transportes”, afirmou Nuno Martins.

 

O director-geral da AIMinho falava aos empresários no seminário de encerramento do projecto Red-Genera, na passada terça-feira, que teve como objectivo dar a conhecer as oportunidades de negócio existentes na área da gestão de resíduos da Euro Região Galiza-Norte de Portugal.

 

Produzir menos resíduos e valorizar os existentes é, para Nuno Martins, um passo essencial no caminho para a competitividade. Outro é a aposta na cooperação transfronteiriça. Apesar desta ser cada vez mais uma realidade, ainda está, segundo o director-geral, muito dependente de incentivos financeiros públicos e esta situação tem de mudar.

 

Para José Manuel Garcia Orois, da Câmara de Vigo, há outro ponto essencial a ter em atenção. Segundo avançou, “os resíduos banais acabam por apresentar um maior problema para as empresas do que os resíduos perigosos”. Isto aplica-se não só à falta de homogeneização de legislação, como também ao investimento que as empresas estão dispostas a fazer nesta área.

 

Durante o evento foi ainda apresentada a plataforma web para a valorização de resíduos das empresas, também desenvolvida no âmbito do Red Genera. A plataforma, dada a conhecer por António Ragageles Valente, do IDITE-Minho, reúne diversos serviços avançados de conhecimento e assessoria empresarial especializada. Nela está também alojada um directório por localização e tipo de resíduos e um observatório para a sua valorização, entre outros produtos que apoiam as empresas na tomada de decisões, na elaboração de políticas, na análise da viabilidade de soluções e nas iniciativas de gestão e valorização de resíduos.

 

O Projecto _RED GENERA_1_E desenvolve-se no âmbito do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013, área de cooperação Galiza-Norte de Portugal. Tem como objectivo dinamizar iniciativas inovadoras para a prevenção da poluição causada pelos resíduos nas PME, bem como encerrar o ciclo de vida de resíduos mediante propostas de novas iniciativas empresariais para a sua valorização.

 

A ideia é criar e consolidar um sector de reciclagem competitivo na Euro-Região que fomente o crescimento económico e o emprego.
 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados