Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores 2014
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2010-07-28 AIMinho premeia ideias inovadoras e apoia a constituição de vinte novas empresas

A AIMinho vai apoiar a criação de vinte novas empresas com ideias de negócio inovadoras. No âmbito do Projecto OUSAR Criar a Minha Empresa, a associação empresarial deu a conhecer os resultados do Desafio Ousar, um concurso/jogo de empreendedorismo que, durante quatro meses, mobilizou mais de 200 empreendedores das regiões do Norte e do Centro do País.


Neste Desafio, cuja primeira fase foi realizada através de uma plataforma on-line na internet, as três primeiras posições foram atribuídas às ideias de negócio GreenFeet (sector da Energia – Porto), BioServiços (sector da Bio-tecnologia – Porto) e Biscoito Gourmet (sector das Indústrias Alimentares e Bebidas – Braga).


“Esta é uma iniciativa fundamental ao tecido empresarial da região norte e centro”, afirmou André Vieira de Castro, vice-presidente da AIMinho, “pois apoia as empresas numa das fases mais frágeis do seu percurso”. A mesma opinião foi partilhada por Vasco Teixeira, pró-reitor da Universidade do Minho, que alertou os empreendedores para o facto de que “o verdadeiro desafio começa agora, com a constituição da empresa e a sua implementação no mercado”. O pró-reitor realçou também o apoio da universidade a esta iniciativa, quer durante o Desafio, quer agora na fase de apoio aos projectos.


Para Nuno Gomes, administrador da Oficina da Inovação – Business Inovation Centre, o sucesso de um projecto passa pela conjugação de um bom empreendedor, uma boa ideia e um ambiente favorável. Segundo afirmou, “através do desafio Ousar o ambiente favorável foi criado e as ideias de negócio estão reunidas, cabe agora aos empreendedores reunirem as competências necessárias e pô-las em acção”.


No total, registaram-se no desafio 234 empreendedores e foram apresentados 75 projectos, tendo 60 destes sido concluídos e validados. Os distritos com mais projectos apresentados foram Braga (44,57%), Porto (19,57%) e Aveiro (11,41%). Dos sectores considerados preferenciais, os que receberam maior número de candidaturas foram a Saúde e Bem Estar (25,54%) e as TIC (17,39%), sendo que cerca de 50% dizem respeito aos restantes sectores que não considerados preferenciais pela iniciativa.


As 20 melhores candidaturas que avançarem agora para a criação da empresa beneficiarão de apoio na elaboração dos Planos de Negócio, aconselhamento e assistência técnica ao arranque da empresa. O apoio é facultado através da disponibilização de 100 horas de consultoria técnica especializada a cada candidatura. Destas, as 10 melhores beneficiam ainda de apoio na incubação durante seis meses.


Os três primeiros ganharão ainda prémios não pecuniários constituídos por vales de consultoria para estudos especializados no valor de 3.250 euros para o 1º lugar, 1.625 euros para o 2º e 650 euros para o 3º (valores com o iva incluído).


Adicionalmente será disponibilizado aos 20 projectos apoio na estruturação da ideia de negócio e na procura de financiamento através do encaminhamento e análise dos Planos de Negócio por Sociedades de Capital de Risco, Garantia Mútua, Entidades Bancárias, Business Angels, etc. Poderão ainda contar com o apoio e acompanhamento da Rede OUSAR Apoiar o Empreendedor, também desenvolvida no âmbito do projecto.


Com um montante de investimento superior a 816 mil euros, o projecto Programa OUSAR – Criar, Competir e Inovar tem como objectivo estimular e desenvolver o Empreendedorismo e a Inovação nas Regiões do Norte e do Centro do País. O projecto é financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade, no montante superior a 571 mil euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Mais informações sobre a Iniciativa DESAFIO OUSAR aqui.

Acesso ao quadro final de resultados aqui.







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:


  • Notícias
  • Eventos
  • Sugestões




Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados