Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores 2014
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2010-04-08 Projecto da AIMinho apoia mulheres empreendedoras

Apoiar a criação e consolidação de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, nomeadamente por via do desenvolvimento das suas características pessoais e competências empresariais, é o principal objectivo do mais recente projecto da AIMinho, o Empreende + no Feminino.


A iniciativa tem como destinatárias 15 mulheres desempregadas, com habilitações ao nível da escolaridade obrigatória, que pretendam integrar o mercado de trabalho, designadamente por via da criação do próprio emprego. O projecto terá uma duração máxima de 36 meses, sendo que a primeira fase decorre já entre Abril e Maio de 2010.


O projecto inicia-se com formação em “Empreendedorismo e Gestão para Empreendedoras” e terá duas acções compostas por vários módulos de formação. Constituem estes módulos a Igualdade de Género (21 horas), a Gestão (84 horas), as Relações Interpessoais/Liderança (42 horas) e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (32 horas).


No total, o curso terá 182 horas, divididas em 26 acções de 7 horas cada a realizar em horário laboral, em Braga. As formandas receberão subsídio de alimentação e subsídio de transporte.


A participação nesta formação permitirá às formandas conhecer os passos a tomar para a criação de uma empresa; planear, organizar e dirigir um negócio; identificar oportunidades de negócio e avaliar a viabilidade da sua concretização e gerir equipas de forma eficaz.


Para tal, dotará as participantes de conhecimentos em áreas de negócio chave como por exemplo planeamento, gestão, marketing, técnicas administrativas, economia e finanças, TIC, legislação e liderança.


Tutoria e consultoria consolidam formação


No seguimento da formação em empreendedorismo e gestão, a AIMinho irá desenvolver actividades de tutória/consultoria técnico-económica, com vista ao desenvolvimento de um plano de negócios e de atribuição de prémio de arranque às empresas.


Serão adquiridas competências empresariais na área da gestão e das TIC e desenvolvido o espírito empresarial. Constituirão módulos desta actividade as Funções e perfil da empresária; o Mercado; a Concorrência; o Estudo de Viabilidade; os Licenciamentos; a Afectação de meios técnicos e humanos à produção, distribuição do produto/prestação do serviço; e o Acompanhamento dos fluxos de mercado.


O projecto Empreenda + no Feminino prevê ainda uma segunda acção que resultará na criação de uma rede inter-empresas, constituída por todas as mulheres participantes no projecto. O objectivo é promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre mulheres empresárias de empresas já existentes e as futuras empresárias, assim como facilitar o acesso à informação e promover a divulgação das empresas.


Esta acção prevê a realização de encontros semestrais entre todas as mulheres participantes no projecto e mulheres empresárias, o contacto com outras instituições de suporte ao empreendedorismo e a realização de workshops temáticos, e a divulgação das empresas criadas.







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados