Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2010-03-05 Empreendedores do IPCA desafiados a testar ideias de negócio

Os empreendedores do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foram desafiados, no passado dia 03 de Março, a apostar nas suas ideias de negócio, submetendo-as à análise do Desafio Ousar.


Filipe Vale, da AIMinho, e Isabel Silva Martins, do IPCA, lançaram o repto na sessão de apresentação do concurso onde foram também dados a conhecer os resultados de um inquérito que aponta que mais de 60% dos alunos do IPCA têm uma ideia de negócio que gostaria de desenvolver.


Também presente na sessão, como caso de sucesso, esteve Carlos Oliveira, da Mobicomp, para quem o Desafio Ousar é uma oportunidade a aproveitar por possibilitar aos empreendedores testarem as suas ideias, uma vez que a realização do jogo lhes permite estruturar e consolidar a ideia inicial.


Podem concorrer ao Desafio Ousar jovens empreendedores com idades entre os 18 e os 35 anos e ideias de potenciais negócios em qualquer sector de actividade, sendo que os sectores das TICE's, Biotecnologia, Saúde e Bem-estar e Energia são preferenciais. Os participantes deverão ter qualificações iguais ou superiores ao nível IV com projectos enquadrados nas regiões NUTS II Norte e Centro do País.


Todo o processo é realizado online, em www.ousar.pt. As candidaturas estão abertas até ao final do mês de Abril.


Em jogo estão vales de consultoria, apoio na elaboração do plano de negócios, aconselhamento e assistência técnica na criação da empresa, apoio na procura de fontes de financiamento e incubação da empresa.


Segundo o inquérito realizado, as ideias de negócio dos alunos do IPCA prendem-se maioritariamente com os sectores de prestação de serviços a empresas, actividades relacionadas com a informática, hotéis e restaurantes e investigação e desenvolvimento.


Os principais receios prendem-se com a incerteza da remuneração, a possibilidade de entrar em falência e a instabilidade do emprego. As dificuldades antevistas são a falta de apoio financeiro, a existência de pouca informação e a falta de apoio institucional.


A qualidade da equipa técnica e equipa de gestão, a personalidade do empreendedor e os apoios financeiros são os factores de sucesso mais valorizados.


Saiba mais sobre o desafio em www.ousar.pt.







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:


  • Notícias
  • Eventos
  • Sugestões




Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados