Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2010-02-05 AIMinho apresentou Desafio Ousar na Universidade do Minho

“É essencial dinamizar o tecido empresarial da região e para isso é fundamental uma aposta forte na criação de novas empresas inovadoras e competitivas”, afirmou Nuno Martins, director-geral da AIMinho. O desafio foi lançado no final de Janeiro aos alunos e ex-alunos da Universidade do Minho, numa sessão de apresentação do novo concurso/jogo de empreendedorismo da associação, o Desafio Ousar.

 

A sessão contou com a parceria da Universidade do Minho, representada pelo pró-reitor Vasco Teixeira, que destacou a importância desta iniciativa no apoio aos jovens empreendedores da região.

 

Também presente no evento como caso de sucesso, Carlos Oliveira, da Mobicomp, descreveu o Desafio Ousar como “uma oportunidade a aproveitar”. Segundo afirmou, esta é uma boa forma de os empreendedores testarem as suas ideias, uma vez que a realização do jogo lhes permite estruturar e consolidar a ideia inicial.

 

Podem concorrer ao Desafio Ousar jovens empreendedores com idades entre os 18 e os 35 anos e ideias de potenciais negócios em qualquer sector de actividade, sendo que os sectores das TICE's, Biotecnologia, Saúde e Bem-estar e Energia são preferenciais. Os participantes deverão ter qualificações iguais ou superiores ao nível IV com projectos enquadrados nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Bragança e Vila Real e Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

 

Todo o processo é realizado online, em www.ousar.pt. As candidaturas estão abertas até ao final do mês de Abril.

 

Em jogo estão vales de consultoria para os três melhores projectos no valor de 3.250,00 euros c/ iva (1º lugar), 1.625,00 euros c/ iva (2º lugar) e 650,00 euros c/ iva (3º lugar). Os 20 projectos melhor classificados beneficiam de apoio na elaboração do Plano de Negócio, aconselhamento e assistência técnica ao arranque do negócio, bem como de apoio na procura do financiamento. Adicionalmente, os 10 melhores projectos beneficiam de apoio na incubação das suas empresas.

 

Nesta sessão foram ainda apresentados os resultados do inquérito «O Potencial Empreendedor dos alunos da Universidade do Minho», realizado no âmbito do Desafio. Segundo os dados apurados junto dos quase 1.000 alunos e ex-alunos da universidade, aproximadamente 50% dos inquiridos afirmaram ter uma ideia de negócio que gostariam de transformar numa nova empresa.

 

Os principais receios prendem-se com a incerteza da remuneração, a possibilidade de entrar em falência e a instabilidade do emprego. As dificuldades antevistas são a falta de apoio financeiro, o processo administrativo complexo e a falta de apoio institucional.

 

A qualidade da equipa de gestão e equipa técnica, a personalidade do empreendedor e os apoios financeiros são os factores de sucesso mais valorizados.

 

Os sectores de actividade preferenciais são a prestação de serviços às empresas, a investigação e desenvolvimento, a prestação de cuidados de saúde e as actividades relacionadas com o ensino e a informática.

 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados