Faça-se associado da AIMinho
Banner Balcão AIMinho 2020
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2010-01-05 Red Genera inova na reciclagem e valorização de recursos

Prevenir a produção de resíduos industriais através da reciclagem e valorizar a reutilização dos mesmos noutros processos ou através de valorização material e energética. Esta é a dupla necessidade que está por trás do projecto Red Genera.

 

Nascido de um consórcio luso-galego, integrado pela AIMinho, o projecto irá decorrer até ao final de 2010 e tem como objectivo fortalecer o sector da valorização e reciclagem de resíduos industriais na Euro-região Norte de Portugal – Galiza. A dotação orçamental é de mais de 1,6 milhões de euros.

 

O projecto é promovido por um consórcio de dez parceiros, portugueses e galegos. Além da AIMinho, integram o Red Genera o Consello Galego de Cámaras, as Cámaras de Comercio de Pontevedra, Vigo, Tui e Ourense, a Sogama – Sociedade Galega de Medio Ambiente, a Fundación, Galega para a Sociedade do Coñocemento, o CVR – Centro de Valorização de Resíduos e o IDITE-Minho – Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho.

 

Através deste projecto, será possível não só beneficiar o meio ambiente como também contribuir para a consolidação de um sector da reciclagem forte e competitivo que prime pelo crescimento económico e pela criação de postos de trabalho.

 

Observatório para a valorização de recursos

 

Entre os objectivos gerais que gerem o Red-Genera destacam-se a dinamização de iniciativas inovadoras que levem à prevenção da contaminação gerada pelos resíduos industriais produzidos pelas PME e a criação de novas iniciativas empresariais que valorizem os mesmos.

 

Entre estas, está previsto o desenvolvimento de um observatório para a valorização de recursos que apoie a delineação de políticas e análises de viabilidade de soluções e iniciativas de gestão e valorização de recursos. Será ainda criado uma plataforma de serviços avançados intensivos, um portal que facultará conhecimento e assessoria empresarial especializada.

 

O projecto contempla, ainda, a criação de uma infra-estrutura que funcionará como um Mapa de Resíduos, identificando os mesmos por localização e tipo, e de uma rede de R-Agents, responsável por fazer chegar o projecto às empresas. No decorrer do projecto, será abrangido um total de cem empresas nacionais e galegas, através de um conjunto de auditorias ambientais realizadas por estes peritos. Os sectores visados serão a construção, a metalomecânica, a indústria alimentar e a confecção e calçado.

 

Co-financiado pelo FEDER em 75%, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, este projecto conta com um orçamento total de 1.676.289,43 euros. Iniciado a 01 de Janeiro do presente ano, o desenvolvimento do projecto prolonga-se por um período de 24 meses, até 15 de Dezembro de 2010.

 

Os objectivos do Red-Genera centram-se em aproveitar os resíduos de modo a que estes se tornem numa solução sustentável, mediante a prevenção da produção de resíduos e a sua reintrodução nos ciclos da produção através da reciclagem dos seus componentes e valorização de materiais para outros processos.

 

Desta forma, é favorecido o desenvolvimento de actividades de investigação que permitam superar a especialização produtiva, fomentando a competitividade empresarial e a promoção do emprego na Euro-região Norte de Portugal-Galiza.

 

Para visitar o site do projecto, aceda aqui.
 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados