Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores 2014
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2009-11-18 AIMinho estrutura cluster da construção da região

“A Fileira da Construção tem um peso muito importante a nível regional e nacional, mas para conseguir ter o mesmo impacto a nível internacional tem que ser capaz de trabalhar em rede, constituir-se como um cluster”, afirmou o presidente da AIMinho, António Marques.


A escassa cooperação, a falta de estratégias colectivas, a dimensão das empresas, as estruturas de financiamento adequadas e a fraca imagem internacional das empresas da Fileira e da própria região são os principais entraves à consolidação da internacionalização destas empresas. A constituição de um cluster estruturado e a promoção do sector e da região são a melhor forma de combater estas fragilidades, realçou Nuno Martins, director geral da associação.


Foi neste âmbito que a AIMinho desenvolveu o projecto Minho Internacional – Cooperar para a Internacionalização da Fileira da Construção, que tem como principal objectivo mobilizar os actores do Cluster da Construção da região para se estruturarem em rede, tendo em vista a preparação para o desafio da internacionalização, trabalhando factores críticos de sucesso de uma forma colectiva, de modo a melhorar a competitividade das empresas.


Estão compreendidos nestes factores a Cooperação para ganhar dimensão, os Modelos de Financiamento, os Novos Mercados e Mercados Prioritários, o Marketing Internacional, o Benchmarking e Modelos de Gestão.


São destinatários deste projecto as empresas dos sectores de construção civil e obras públicas, metalurgia/metalomecânica, madeiras/carpintaria, especialidades eléctricas, pichelaria, materiais de construção e projectos e engenharia, entre outros.


Além do Estudo de Análise concorrencial da Fileira da Construção na UE27 já apresentado, o Minho Internacional comporta ainda um conjunto de actividades orientadas para a estruturação do Cluster de Construção. Estão, por exemplo, previstas a pesquisa e identificação de mercados prioritários para o Cluster, a identificação de casos de sucesso de PME na UE15 e a construção de modelos de Fusões e Concentrações Empresariais, bem como a criação na AIMinho de um Gabinete de Apoio às Fusões Empresariais.


Numa segunda fase, prevê-se a realização de um conjunto de actividades com o objectivo de apoiar objectivamente a internacionalização das empresas, nomeadamente, pesquisa de mecanismos de financiamento ao nível da UE15, concepção de modelos de financiamento das PME, estudo sobre peso/evolução sectorial na Região e selecção de mercados prioritários para a Fileira da Construção.


No final da intervenção, o projecto estruturará, com recurso a todo o conhecimento produzido no seu âmbito, um Plano Estratégico de Marketing da Região, com o objectivo de acompanhar o esforço de Internacionalização das empresas, bem como levará a cabo as primeiras Jornadas Internacionais de Promoção da Região e do Cluster da Construção.


Esta iniciativa inscreve-se no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas e tem o apoio do Programa Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade, do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Saiba mais sobre este projecto aqui.
 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados