Faça-se associado da AIMinho
Bolsa de Formadores 2014
Aiminho.pt

aiminho - Associação Empresarial

Portal de negócios






Soluciona
Email para envio de notícias de Associados
Clube do Empresário

Notícias

2009-11-17 Fileira da construção tem dimensão mas produtividade é baixa

A Fileira da Construção e Obras Públicas da região está bem posicionada em termos de número de empresas e volume de negócios, mas fica ainda aquém em questões importantes como a produtividade no contexto comunitário.


A conclusão é do estudo realizado no âmbito do Projecto Minho Internacional, sobre o posicionamento competitivo deste cluster no mercado da UE a 27. Os resultados foram apresentados pelo coordenador do projecto e professor convidado associado do MIT Portugal, Jean Pol Piquard.


As empresas da região Norte “capturam 32% do volume de negócios da actividade da construção em Portugal”, sendo que, “agregada, esta actividade é 11,15 vezes superior na UE12 e 138,1 vezes na UE15”, afirmou o coordenador. Ao mesmo tempo, o crescimento anual médio do volume de negócios deste cluster na região norte é de 5,2% contra 2,2% para o sector ao nível de Portugal.


Apesar do volume de negócios do sector em Portugal ser, com a excepção da Polónia, superior ao correspondente em qualquer país da UE12 (colocando-se em 10º Lugar no Ranking da UE27), o indicador volume de negócios por pessoa empregada é extremamente baixo, situando-se em 19º lugar do ranking da UE27 e tendo cerca de 12 países com o dobro ou triplo de performance a este nível.


O principal desafio concorrencial da internacionalização do Cluster da Construção e Obras Públicas recai, assim, sobre o aumento da produtividade por pessoa empregada, mantendo os rácios de rentabilidade.


Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projecto Minho Internacional – Cooperar para a Internacionalização da Fileira da Construção, que tem como principal objectivo mobilizar os actores do Cluster da Construção da região para se estruturarem em rede, tendo em vista a preparação para o desafio da internacionalização, trabalhando factores críticos de sucesso de uma forma colectiva, de modo a melhorar a competitividade das empresas.


Saiba mais sobre este projecto aqui.
 







Bookmark and Share

ver acção acção acção News AIMinho


Veja também:






Início | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima | Fim

agenda


sugestoes


montra de associados