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2014-04-23 Formexport - Programa de Formação pme 2014



A AICEP realiza a partir de 7 de abril o programa formexport, constituído por oito módulos: Primeiros Passos para Exportar, Market Tools, Marketing Internacional, Elevator Pitch, Logística, Balanced Scorecard, Trade Finance e Horizonte 2020 e COSME - Programas Europeus de Apoio às empresas.

Um programa de formação certificado para empresas que queiram iniciar ou reforçar o seu processo de internacionalização ou exportação. Focado no “saber fazer”, o formexport forma equipas ganhadoras para atuação no mercado internacional, imprimindo às empresas maior competitividade nos mercados externos.

 

 

Primeiros Passos para Exportar


O processo de internacionalização exige um investimento e um compromisso por parte da empresa em termos de tempo, recursos e esforço financeiro. Daí que, numa primeira fase, a empresa deva avaliar a sua capacidade de exportação e o seu grau de preparação para enfrentar o mercado global.


Este módulo inclui um diagnóstico aos diferentes recursos existentes na empresa em termos organizacionais, humanos, financeiros e comerciais. Porque só a partir dele, a empresa poderá considerar-se apta a avaliar a sua capacidade de exportação, selecionar os mercados externos mais adequados, adequar os seus produtos/serviços aos mercados, assim como detetar os ajustamentos necessários para enfrentar os mercados internacionais.



Programa:

 
1) Perfil do Potencial Exportador
2) Passos para a Exportação
3) Pesquisa e seleção de países/destino.
4) Como adaptar produto/serviço ao mercado
5) Produtos e serviços oferecidos pela AICEP

 

 

Objetivo:

Dotar as empresas de conhecimentos e ferramentas consideradas prioritárias para iniciarem o seu processo de exportação/internacionalização.



Formadores:

Ana Cristina Carreira Ventura
Etelvina Martins
Joana Neves


Carga Horária:

7 horas (09h30-13h00 e 14h00-17h30)


Braga, 28 de Abril

 

 

Trade Finance

A necessidade das empresas em conhecer as oportunidades que os mercados externos proporcionam para a expansão dos seus negócios internacionais, exige estarem atentas ao vasto leque de apoios financeiros à sua disposição.

Assim, e considerando o binómio segurança/risco comercial, as empresas podem recorrer a diferentes tipos de operações bancárias por forma a minimizar os riscos da transação, consoante a operação seja de Exportação ou de Importação.

Importadores e exportadores têm interesses diferentes e opostos na seleção do método de pagamento a utilizar. Por exemplo, o exportador tem interesse em assegurar o recebimento, preferencialmente, antes de exportar a mercadoria. Já o importador prefere proceder ao pagamento apenas após o recebimento da mercadoria.

Este módulo pretende que as empresas possam atuar com maior segurança em novos mercados, otimizando a gestão de riscos e os seus financiamentos.


Programa:

1) Comércio Internacional – conceitos e documentos mais usados

2) Produtos de Trade Finance – ordens de pagamento, cheques bancários, créditos documentários, stand by letter of credit, garantias bancárias internacionais e factoring de exportação.

3) Produtos de apoio ao Trade Finance – abonos e descontos sobre o estrangeiro, e financiamento à importação e exportação.

4) Serviços de Trade Finance – seguro Import-Export.

5) Risco Cambial – oportunidades de negócio cambial, tipos de operações cambiais e regras de liquidação, e produtos financeiros de cobertura de risco cambial e suas vantagens.


Objetivo:

Dotar as empresas de conhecimentos sobre questões-chave do Trade Finance que lhes permitam atuar com maior segurança em novos mercados, otimizando a gestão de riscos e os seus financiamentos. Este módulo terá uma componente eminentemente prática.


Formadores:

Ana Teresa Araújo e Sá
Marta Soares
Jorge Valpaços

Carga Horária:

7 horas (09h30-13h00 e 14h00-17h30)

 

Braga, 26 de maio

 

 

Marketing Internacional

A importância deste curso é enorme, sobretudo no momento atual, em que a sobrevivência da economia portuguesa assenta no aumento das suas exportações e da internacionalização do seu tecido empresarial. A cadeia de valor integrada a nível internacional exige informação atualizada dos mercados, relacionamentos com gestores de outras culturas e cálculos de risco. Hoje a rendibilidade de muitas empresas depende da capacidade dos seus gestores compreenderem esta mudança e agirem rapidamente e, para isso, exige-se que os gestores tenham um “mindset” global.

O marketing e a sua estratégia internacional são estudados no contexto mais abrangente dos negócios internacionais, sobretudo na análise internacional e áreas chave, tais como o comportamento dos consumidores, envolvência de marketing, oferta do mix de produtos e serviços, branding, redes de distribuição, estratégia de preços e mix de comunicação.


Programa:
1) Conceito de Marketing Internacional e Perspetivas.

2) Planear a oferta global.

3) Tendências do Mercado Internacional.

4) Cadeia de Valor Global.

5) Importância do “mindset “ Global de Gestão.

Objetivo:
Proporcionar aos formandos um enquadramento teórico-conceptual consistente e, um conjunto de instrumentos práticos, que permitam, num futuro próximo, capacitá-los para funções executivas nas áreas de Marketing Internacional.

 

Formador:

Maria Fernanda Pargana Ilhéu

Carga Horária:

6 horas (10h00-13h00 e 14h00-17h00)

 

Braga, 12 de setembro



Custo da Formação:

120€


AIMinho - Associação Industrial do Minho
Avª Dr. Francisco Pires Gonçalves,45 Tel: 253 202 500

 

 

Para mais informações e inscrições clique AQUI.


 



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